Queijólatras por aí: Itália


Conheça um pouco mais sobre a origem da Pizza Marguerita!

A gente não perdeu tempo e foi parar em um lugar de dar água na boca. A Itália, berço de uma das gastronomias que mais agrada paladares mundo afora, tem os queijos muito presentes em sua cultura. Por exemplo, para se ter uma ideia, o queijo parmesão, famoso Parmigiano-Reggiano, fica 2 anos maturando e é produzido estritamente em regiões das provincias de Parma, Emilia Reggia, Modena, Bolonha e Pàdua, no norte da Itália, segundo um processo exclusivo. Por isso tem a sua Denominação de Origem Controlada, ou seja, só os queijos produzidos nessas regiões, por esse método tradicional, podem levar esse nome. A boa notícia é que outros queijos de massa curada, similares a ele, podem ser produzidos em outros lugares, inclusive aqui no Brasil! Mas hoje nós fomos para Nápoles ver um prato especial, queridinho em grande parte do mundo: a Pizza, mais especificamente a Marguerita. Se animou, né? Então vem saber um pouco mais dessa história com a gente! (Leia também: Queijólatras por aí, Estados Unidos)

A pizza nada mais é do que um disco de pão com recheios variados, na maioria das vezes algum tipo de queijo e carnes, sempre acompanhado do bom molho de tomate e de temperos. Mas como tudo isso foi pensado e tão perfeitamente combinado? Calma, a gente explica. A pizza como conhecemos hoje, foi inventada na Itália, depois de outros povos levarem o pão para lá e depois do tomate chegar da América. O nome “pizza” foi um erro de pronuncia, oriundo da palavra “pitta”, o pão sírio que nós conhecemos. Em 1889, a pizza já era comum aos plebeus. Em uma visita à Nápoles, a Rainha Margherita de Savoia ficou curiosa com a novidade e quis experimentar. Para agradá-la, o pizzaiolo preparou uma pizza com as cores da Itália. A Rainha gostou tanto do que comeu que a combinação foi carinhosamente batizada com o seu nome, e hoje ela é conhecida mundialmente. 

A pizza Marguerita original é feita de massa crocante, molho de tomate, mussarela e manjericão, e é difícil encontrar alguém que não goste. Apesar de todos os elementos terem papel fundamental no prato, o queijo faz uma grande diferença. A textura, o sabor e derretimento especial da mussarela casam perfeitamente com a crocância da massa e com a acidez do molho, já o manjericão dá um aroma especial. Uma delícia, não acha? Nós ficamos felizes que essa iguaria tenha chegado até nós e que o Brasil ofereça produtos de qualidade para se montar uma boa pizza Marguerita. E você? Também gostou? Conta pra gente! 

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!


* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 03 Novembro 2015


Comentar

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este post!

Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.

Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.

#DescubraEsteMundo com a gente!


Descubra esse Mundo

Cadastro de E-mail

Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:

Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br