Queijólatras por aí: Holanda


Gouda é conhecido na Europa desde o século XII e tem esse nome em homenagem à cidade em que foi criado

A Holanda é famosa pelas liberdades individuais e, na gastronomia, pelos seus deliciosos queijos. E o mais tradicional queijo holandês é o Gouda, de massa firme e prensada, com textura lisa e sabor muito próximo à avelã. O Gouda é conhecido na Europa desde o século XII e tem esse nome em homenagem à cidade em que foi criado, a pequena e charmosa Gouda, próxima a Roterdã. Ficou curioso para saber como o Gouda é feito? Pois bem, ele é fabricado com leite de vaca integral e o processo de maturação é em média de 35 dias. (Conheça também: Queijólatras por aí, Canadá)

Quanto mais envelhecido mais intenso seu sabor e mais dura e seca sua massa, em uma versão mais rara desse queijo. Os holandeses adoram produzi-los em cilindros de 20 kg. Até hoje, na cidade em que foi criado, os produtores expõem os Goudas em grandes tamanhos para encher os olhos dos turistas queijólatras como a gente. 

Aqui no Brasil, o queijo tipo gouda ganhou algumas características especificas. Claro, os brasileiros sempre dão seu jeitinho! Por causa disso, criamos duas versões: uma de massa fechada e outra com olhaduras, com a massa amarela mais untuosa, com sabor suave, ligeiramente adocicado, textura macia e casca fina.

O Gouda pode até lembrar o Prato na aparência, (o prato nasceu do Gouda) porém seu sabor é diferente e mais complexo: é suave e frutado, com pouca acidez, e seu sabor se revela logo após algumas mordidas. Na Holanda, o Gouda também pode ser envolto em uma cera amarela e preta, para os muito maturados.  A cera é feita com um corante natural que não é prejudicial à saúde, ela ajuda a conservar o queijo por mais tempo.

Na Holanda, o Gouda é muito consumido como molho em massas. Uma boa sugestão de receita com o Gouda é um Penne ao Molho de Quatro Queijos. Aqui no Brasil, o que comemos são os Goudas com ou sem olhaduras, com textura elástica e massa macia.

As maneiras de consumí-lo são bastante amplas. O Gouda fica uma delícia em sanduíches e hambúrgueres. Como aperitivo, ele pode ser consumido puro com vinho ou cerveja ou ainda em saladas, quiches e pizzas. Já que as opções são muitas, agora é a hora de você soltar a imaginação e aproveitar o sabor inigualável do Gouda, viajando sem sair de casa através da gastronomia e do Queijólatras, é claro!

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!


* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 15 Dezembro 2015

Palavras Chave

queijoipanemagouda


Comentar

Comentários (2)

HUMBERTO comentou:

muita boa materia sobre o gouda.Adooooro queijos e o ipanema que não conhecia é muito bom com boa textura e sabor

maria inês mendes da camara comentou:

gosto muito do queijo minas frescal estamos comprando mas perto da minha casa nãoencontro.

Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.

Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.

#DescubraEsteMundo com a gente!


Descubra esse Mundo

Cadastro de E-mail

Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:

Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br