Queijólatras por aí: Brasil


O Queijo de Coalho é saboroso, versátil e o melhor de tudo: brasileiro.

O Queijólatras continua sua viagem pela América, mas o destino de hoje todo mundo conhece: Brasil. Viemos falar sobre a história e a cultura por traz do Queijo de Coalho, tão conhecido e amado pelos brasileiros. Já deu água na boca, não é mesmo? Então vem com a gente! (Conheça também: Queijólatras por aí, Itália)

O Queijo de Coalho é originalmente brasileiro, mas especificamente do sertão nordestino. Sua produção nasceu de uma maneira curiosa. Segundo a história nos conta, alguns viajantes locais levavam consigo leite no “matulão”, uma mochila produzida com estômago de animais jovens, e em suas longas andanças notaram que o leite se tornava uma massa com um sabor agradável. O que significava que as altas temperaturas e as longas distâncias transformavam o leite. Além disso, a textura coalhada ocorria a partir das vísceras da mochila. E depois, já quando se fabricava esse tipo de queijo, continuaram utilizando de partes animais para obter o mesmo resultado.

Hoje em dia o processo se desenvolveu. O coalho utilizado é industrial, e não mais animal. E muita tecnologia surgiu para melhorar a produção e o sabor do queijo. Algumas fazendas prezam agora pela qualidade de suas vacas e no modo de ordenha-las, e fazem do momento de embalagem e distribuição, algo muito mais sofisticado. Com um controle de qualidade alto, eles valorizam o sabor e, consequentemente, aumentam suas vendas.

O Queijo de Coalho é consumido na maioria das vezes frito ou assado e sua textura mais rígida que os demais queijos permite que ele seja explorado de diversas maneiras. No Nordeste ele está presente em quase todas as refeições, mas o prato mais famoso é o baião de dois. Além disso, ele está nos litorais brasileiros, consumido de uma forma muito tradicional, o palito. E os lugares que não possuem praias também contam com ele. Os churrascos, algo tão presente na cultura popular do Brasil, tem espaço cativo para o “queijinho coalho”. Uma delícia em qualquer situação, não é mesmo? Nós adoramos! 

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!


* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 20 Outubro 2015


Comentar

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este post!

Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.

Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.

#DescubraEsteMundo com a gente!


Descubra esse Mundo

Cadastro de E-mail

Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:

Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br