Queijólatras por aí: México


Os Tacos, muito populares na cultura mexicana, viraram paixão mundial. Vem com a gente conhecer um pouco mais desse prato!

O Queijólatras gostou da ideia de viajar pela América e foi conferir uma gastronomia muito interessante, a Mexicana. A culinária típica do país é muito rica e apreciada em grande parte do mundo, principalmente os Tacos Mexicanos. E é sobre eles que vamos falar hoje. Deu água na boca? Então vem com a gente! (Leia também: Queijólatras por aí, Finlândia)

Os povos Maias e Aztecas foram grandes influenciadores da história mexicana moderna. Na gastronomia, eles apreciavam os grãos e, por isso, a base da alimentação do país tem o milho como protagonista. Além disso, o país era muito pobre e não era todo mundo que possuía talheres para se alimentar. Então, surgiu a necessidade de encontrar um alimento barato e que pudesse ser comido com as mãos. E foi assim que nasceu a tortilha, a base dos Tacos Mexicanos, feita basicamente de milho, água, manteiga e sal. Os Tacos nada mais são do que tortilhas recheadas, mas o tradicional leva guacamole, chilli, tomate e Oaxaca, um queijo branco de origem mexicana.

A guacamole é um creme de abacate temperado. No Brasil, nós temos o costume de comer a fruta adoçada, mas no resto do mundo isso é diferente. E se você está torcendo o nariz, pode ficar tranquilo, é uma delícia. Além disso, os mexicanos tem o costume de utilizar a pimenta como alternativa para as altas temperaturas do país – acredite! – e por isso, ela é utilizada na forma de um molho de carne apimentado, que chamamos de chilli. As duas misturas recheiam as tortilhas e tomate picado e o queijo Oaxaca ralado completam a receita - para recriá-la aqui no Brasil é possível trocar o queijo por prato ou mussarela ralado, o efeito é parecido e igualmente gostoso.

A combinação ganhou adeptos em todo o mundo, mas os Estados Unidos são os fãs número um. Por ser muito próximo ao México e possuir muitos imigrantes, os Tacos Mexicanos se difundiram pelo país. Então, é muito fácil encontrar Taquerias em cidades como Miami e Nova York, e se você for para o Texas é provável que prove o Tex Mex, comida local com grande influência mexicana e, então, se depare com os tacos. Lá, no entanto, a tortilha é um pouco diferente, ela feita de trigo e já vem no formato para rechear. No Brasil a culinária mexicana também é bastante conhecida e muito apreciada. Vale a pena fazer uma noite mexicana para os amigos ou visitar as redes que oferecem o prato. E aí, gostou da nossa parada?

Aprenda a receita:

INGREDIENTES

1 Pacote médio de tortilha pronta

Chilli:

  • 400 g de carne de moida
  • 1 colher de chá de óleo
  • 2 cebolas médias picadas
  • Pimenta a gosto
  • 4 colheres de extrato de tomate
  • 2 colheres de mostarda
  • 2 xícaras de feijão preto cozido
  • Sal a gosto

Guacamole:

  • 1 abacate médio
  • 2 tomates médios picados
  • Pimenta a gosto
  • 1 cebola média picada
  • Suco de 1 limão médio
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva

Acompanhamentos:

  • 1/2 maço de alface picado
  • 250 g de Queijo Mussarela Ipanema ralado
  • 4 tomates sem pele picados

 

MODO DE FAZER:

1. Chilli:

Doure a cebola, depois acrescente a carne moída, em seguida coloque o extrato de tomate, a mostarda, pimenta, sal e deixe apurar por uns 10 minutos. Bata no liquidificador o feijão com um pouco de caldo. Quando o molho estiver quase seco, despeje o feijão e após o queijo mussarela. Deixe cozer até ficar com consistência de pasta, bem grossa. Dica: O Chilli deve ficar bem picante. Sirva quente.

2. Guacamole:

Retire a polpa do abacate, bata todos os ingredientes no liquidificador.

3. Coloque cada item em cumbucas, inclusive o alface, o tomate picado e o quiejo picado.

Para servir:
Primeiro, com a massa tostada, coloque uma colher de sopa do chilli, em seguida o queijo para derreter, após o tomate picado. Por ultimo, uma colher de sopa rasa de guacamole.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!


* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 07 Outubro 2015

Palavras Chave

queijosaúdegostoso


Comentar

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este post!

Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.

Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.

#DescubraEsteMundo com a gente!


Descubra esse Mundo

Cadastro de E-mail

Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:

Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br