Como manter a alimentação saudável em tempos de mudança?




Por mais que a rotina por muitas vezes seja vista como vilã, ter hábitos regulares é ótimo para o cérebro, que se acostuma a uma série de ações cotidianas. A neurociência explica que nossa mente gosta do piloto automático porque economiza energia. É por isso que mudanças são tão estressantes: é uma sobrecarga alta para aguentar de uma vez só.

Basta uma alteração na rotina para mexer com algo natural para todos nós, a nossa alimentação. É normal que o estresse, a ansiedade e a incerteza pela qual estamos passando nos deem a sensação de fome frequentemente. É uma forma de suprir uma situação negativa por algo prazeroso através da comida. Ainda assim, dá para tentar se manter saudável nesse período! Quer ver como?

Busque manter os horários das refeições
É normal que em casa você queira tomar café da manhã às 11h e almoçar às 15h. A liberdade do relógio é tentadora, mas você deve evitar. Tente ao máximo manter os mesmos horários com os quais já estava acostumado ou estabelecer novos horários. Ter rotina ajuda na ansiedade porque faz o cotidiano ser mais previsível.

Nada de ficar beliscando sempre
Sabendo exatamente o que temos no armário da cozinha, fica difícil resistir às tentações de ficar beliscando coisas gostosinhas aqui e ali. Mas é melhor evitar e estabelecer um dia para o consumo de guloseimas, ou o fim de semana, por exemplo. Bolinhas de queijo no fim de semana são uma ótima escolha para se presentear.

Aproveite para testar novas opções
Por que não aproveitar o fato de estarmos mais tempo em casa para se divertir na cozinha? Aproveite esse período para testar receitas saudáveis, como a Couve-flor cremosa gratinada com cream cheese, que é um ótimo acompanhamento.

Dê preferência à alimentos naturais
Alimentos ricos em proteína e carboidratos, cereais integrais e hortaliças de cor verde escura geram mais saciedade e menor pico de glicemia no sangue. Uma Salada Crocante com Provolone é superprática de preparar e é muito saborosa, além de saudável. Dá para inovar trocando os vegetais e adicionando seus ingredientes favoritos. 

Busque estar no momento presente 
Essa dica não se atribui só em comer opções saudáveis, mas sim estar presente e conectado com você mesmo no momento de se alimentar. Agora, mais do que nunca, deixe o celular de lado e evite ficar acompanhando notícias enquanto estiver comendo. Mastigue com calma, se atente ao que está ingerindo e tente manter sua mente no presente, aproveitando o momento com aqueles a sua volta. 

Quais atitudes você tem feito durante a quarentena para manter a alimentação e o bem-estar? Compartilhe com a gente aqui pelos comentários!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 15 Maio 2020


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