Belas paisagens inspiraram a produção dos melhores queijos


A origem dos queijos remete a paisagens bucólicas com enorme tradição culinária.

Delícias como os Queijos Gouda, Parmesão, Gorgonzola e tantos outros que enchem nossa mesa de sabores, só poderiam ter surgido em lugares igualmente belos. A origem deles remete a paisagens bucólicas com enorme tradição culinária, como o interior da Holanda, França, Itália e até o nosso sertão nordestino.

É de uma pequena cidade do Sul da Holanda que nasceu o delicioso Gouda, com seu sabor levemente adocicado. A cidade é cheia de canais, becos e mansões medievais, que compõem uma paisagem inspiradora. Além do mercado de queijo, Gouda também tem outro grande evento: a Noite das Velas. Uma vez por ano, em uma noite de dezembro, a iluminação elétrica é desligada e Gouda é iluminada por milhares de velas.

Da vizinha França vêm queijos especiais igualmente criados em ambientes encantadores. Foi nas cavernas de Combalou, no Sul do país, que surgiram os primeiros queijos de mofo azul. Mais ao Norte, na Normandia, antiga terra de vikings, o povo francês criou um queijo de massa mole e sabor marcante, o Camembert. A região é excelente para quem deseja conhecer capítulos importantes da Segunda Guerra Mundial.

 

Na também medieval Parma, na Itália, surgiu o Parmigiano-reggiano, que no Brasil conhecemos como Parmesão. A cidade é cheia de construções medievais e paisagens bucólicas que contrastam com edificações mais recentes. A região é ótima para apreciar os cenários do Norte da Itália, marcadas por construções de até 1.500 a.C.

Já na paisagem árida, mas de enorme beleza e poesia, do sertão nordestino que surgiu o brasileiríssimo Queijo de Coalho. Os vaqueiros da região carregavam o leite em bolsas por vários dias, o que provocava a coagulação do produto e, consequentemente, a massa que originou o queijo. 

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!


* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 17 Maio 2016

Palavras Chave



Comentar

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este post!

Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.

Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.

#DescubraEsteMundo com a gente!


Descubra esse Mundo

Cadastro de E-mail

Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:

Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br