Aprenda como conservar cada tipo de queijo


O armazenamento ideal para conservação varia para cada tipo de queijo; saiba!

Com goiabada cascão, no sanduba ou em algum prato mais sofisticado. Os queijos estão presentes no cotidiano de todo mundo. Até por isso é preciso ter atenção para o seu armazenamento, já que para conservar queijos longe de qualquer contaminação, manter o sabor e textura fresquinhos é necessário tomar alguns cuidados. (Confira também: Insira cálcio na sua alimentação)

O primeiro deles é antes da compra: observar o número do SIF (Serviço de Inspeção Federal), o que indica que o produto foi feito com leite pasteurizado e com boas práticas de produção, pois proveem de laticínios vistoriados pelos veterinários do Ministério da Agricultura e, por conta disso, seguiram diversas normas de segurança alimentar.

Parece óbvio, mas muita gente ainda esquece de olhar a data de validade, algo importante para atestar se o queijo ainda pode ser consumido. Outra informação que precisa ser verificada pelo consumidor é o tempo recomendado em que o produto após aberto ou fatiado no supermercado deve ser consumido. Esse prazo depende também dos queijos terem sido conversados adequadamente sobre refrigeração. 

A Associação Brasileira das Indústrias de Queijos recomenda, para cada tipo de queijo, que o consumidor siga algumas orientações especificas:

1. Queijos suaves como Prato, Mussarela e Estepe, após abertos devem ser envolvidos em papel filme e consumidos em media em até cinco dias. Se o pedaço de queijo estiver dentro do prazo de validade original, mas aparecer pequenos pontos de mofo na superfície durante o prazo recomendado de consumo, é possível retirar somente os pequenos pontos de mofo superficial. O restante do queijo estará próprio para consumo.

2. Queijos frescos como Minas Frescal, Ricota, Cottage e Mussarela de Búfala têm muita umidade e, por causa disso, devem ser colocados à mesa perto da hora de consumir e depois devem retornar à geladeira o mais rápido possível. No caso específico do Minas Frescal, é aconselhável retirar o soro acumulado na embalagem ou no recipiente. Guarde-o tampado. Os demais queijos também devem ser embalados em papel filme ou guardados em recipiente fechado para não ressecar.

3. Queijos de mofo azul como o Gorgonzola também precisam ser envolvidos completamente em papel filme ou papel alumínio. Assim você manterá a cremosidade do queijo e prolongará sua vida útil.

4. Queijos de mofo branco, os que têm aveludada crosta branca na superfície, após abertos devem ser envolvidos novamente no papel branco original em que veem embrulhados. Este é um papel especial que protege e mantém intacta a aveludada crosta branca da superfície. Retorne o queijo à geladeira e consuma entre 4 a 5 dias. É natural que o mofo branco vá se espalhando pela superfície da massa do queijo. É natural também que o queijo vá ficando de sabor mais forte e de casca mais avermelhada.  Há quem goste.

5. Queijos duros e maturados, como Parmesão, Reino e Provolone precisam ser mantidos em local fresco e arejado durante o prazo de validade. Se o ambiente for muito quente ou se você quiser uma conservação mais longa, mantenha-os na geladeira. Após consumir, envolva em papel filme. Por serem queijos sem umidade, o prazo de consumo pode ser maior após serem abertos.

6. Fundidos e processados podem ser guardados fora da geladeira se forem vendidos assim. Já os que são vendidos em gôndolas climatizadas precisam também ser refrigerados quando chegar em casa.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!


* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 10 Novembro 2015


Comentar

Comentários (8)

Vaneide Rodrigues comentou:

A poucos dias, comprei em minha cidade o queijo minas padrão, meio receosa pois não conhecia a marca. Qual não foi minha surpresa, uma delícia, dai por diante só tenho comprado sua marca em outros tipos de queijos. Parabéns!

SILVIA PAZ comentou:

Muito legal essa matéria, não sabia que poderia consumir a mussarela retirando as partes com mofo, se ainda dentro do prazo. Show.

Ligia comentou:

Gostei bastante, mas gostaria de saber qual é tempo maximo de geladeira p mussarela bufalo em bolinhas que estão guardadas em em agua e sal

Artur comentou:

Muito bom esse texto

Daniel comentou:

Eu tenho uma pequena mercearia, e não tenho a fatiadora de frios, vendo tudo já fatiado, a mussarela tem ressecado as beiradas, como faço para armazenar sem que isso aconteça?

bianca comentou:

queijos deliciosos

andre geraldo dos santos comentou:

como adquirir esse queijo e qual nome para comprar esse queijo

Sandra Veloso comentou:

Para conservar o queijo minas eu comprei uma queijeira que separa o queijo do soro nesse site e amei: https://www.penselarfun.com.br/Queijeira-com-Escorredor-de-Soro-Jade

Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.

Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.

#DescubraEsteMundo com a gente!


Descubra esse Mundo

Cadastro de E-mail

Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:

Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br