O baião de dois é um prato típico do Nordeste, feito principalmente no Ceará. O termo ‘Baião’ vem do nome de uma dança típica, muito difundida pelo cantor conhecido em todo o Brasil como o “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga.
O prato, em sua versão mais tradicional ganhou o Brasil, mas cada cearense é dono da sua própria fórmula de baião de dois. Luiz Gonzaga, cearense da cidade de Exu, que verbalizou com sensibilidade ímpar os aspectos alimentares e hospitaleiros de seus conterrâneos, preferia o prato em sua versão mais rústica.
Conta-se que o baião de dois surgiu num período de muita seca do Nordeste e para não desperdiçar comida, a população costumava misturar os ingredientes com arroz e feijão. Com o passar do tempo, a receita foi sendo aprimorada e foram acrescentados outros ingredientes escolhidos pelos cozinheiros.
Um desses ingredientes é o queijo coalho, fundamental na harmonização dos sabores desse prato. Com o Queijo Coalho Ipanema sua receita ficará ainda mais deliciosa, digna de ser apreciada ao som do baião!
Gostou da matéria? Deixe seu comentário!
* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos
Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.
Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.
#DescubraEsteMundo com a gente!
Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:
Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br