Queijo Prato Esférico: mineiro com descendência holandesa


Queijo Prato Esférico: mineiro com descendência holandesa

De origem mineira, o queijo prato esférico tem inspirações no queijo gouda, holandês, e no dambo, dinamarquês. Em meados de 1920, os dinamarqueses que imigraram para o Brasil o desenvolveram, adaptando o preparo europeu às condições locais, o que deu origem a esse queijo com características próprias: sua massa semi cozida é envolta numa comestível casca rosada fina e lisa, que evita a contaminação por bactérias. Sua textura macia e sabor suavemente adocicado combina bem com vinho branco frutado, além de ser uma ótima opção para consumo puro ou adicionado em lanches quentes e sanduíches.

Originalmente, ele tinha um formato cilíndrico com achatamento no meio, que o assemelhava a um prato, de onde surgiu seu nome. Para facilitar o fatiamento, esse queijo passou a ser produzido em formato retangular, que hoje recebe a variação no nome especificando seu uso para lanches. Já aquele em formato de bola, como o Queijo Prato Esférico Ipanema, é o único deles que apresenta pequenas olhaduras. Seu alto teor de cálcio e fósforo é recomendado especialmente para mulheres com mais de 40 anos, por auxiliar na fixação e metabolismo de vários nutrientes. 

Como servir
O queijo prato esférico pode ser servido puro, em temperatura ambiente, como aperitivo. Para lanches rápidos, ele acompanha bem os sanduíches quentes e omeletes, além de ser um ótimo recheio para tortas e wraps. Na culinária, ele vai bem em suflês de queijo e massas, além de ser um ótimo acompanhamento para legumes em geral, como couve-flor ou berinjela. Para recheios frios ou aperitivos, prefira o queijo fresco, retirando da geladeira ao menos uma hora antes do consumo. Se sobrou, para conservar embrulhe-o em papel filme plástico e mantenha armazenado nas gavetas da parte de baixo da geladeira.
 

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!


* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 09 Agosto 2019

Palavras Chave



Comentar

Comentários (1)

Silvia comentou:

Quais outros queijos vocês tem? Gosto do Cambert, vocês tem?

Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.

Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.

#DescubraEsteMundo com a gente!


Descubra esse Mundo

Cadastro de E-mail

Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:

Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br