Parmesão: o queijo que deveria ocupar um trono


Foi na província italiana da Emília-Romanha, ao norte da Toscana, que nasceu o queijo parmesão por volta do ano 1200, em plena Idade Média.

Foi na província italiana da Emília-Romanha, ao norte da Toscana, que nasceu o queijo parmesão por volta do ano 1200, em plena Idade Média. Seu nome é em homenagem à capital da região, que se chama Parma. Ele apresenta textura granulosa e tem massa mais dura e seca devido sua baixa umidade. Com sabor característico que vai do adocicado ao picante, sua tonalidade de cor tende ao amarelho palha, dependendo do tempo de maturação, que pode variar de 6 meses, o tipo mais comum vendido comercialmente, as versões especiais, que chegam a ultrapassar os 30 meses de maturação. Seu aroma marcante complementa uma série de fatores que faz ele ser considerado como um dos melhores queijos do mundo levando o título de “rei dos queijos”.

Verdade seja dita: o queijo parmesão vai bem em tudo. Para ser servido puro, pode ser quebrado em lascas (quando mais maturado) ou fatiado mesmo. Pode ser acompanhado de vinagre balsâmico e tomate cereja numa opção salgada ou com frutas adocicadas como melão, damasco, pêssego ou figo, para quem gosta dos sabores agridoces. Para beber, um vinho tinto complementa bem o sabor do queijo, mas cervejas escuras ou mesmo a tradicional pilsen podem ser opções mais interessantes durante o verão.

Na culinária, ele já é queridinho nacional: nos supermercados é comum encontrar os pacotinhos de queijo parmesão ralado no mesmo corredor onde ficam as massas. Mas embora o processo de ralar o queijo em casa seja um pouco mais trabalhoso, vale o esforço, já que seu sabor fica mais acentuado, realçando os molhos de saladas, massas e risotos. Ainda também pode ser usado para gratinar em massas que vão ao forno, como a lasanha, por exemplo, onde é adicionado ao final do preparo para que derreta pouco. No mais, é preciso manter o bom senso e atenção na quantidade utilizada, pois o queijo parmesão já é incrível sozinho, mas pode ficar ainda melhor com uma boa combinação de ingredientes!

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!


* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 16 Abril 2019

Palavras Chave



Comentar

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este post!

Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.

Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.

#DescubraEsteMundo com a gente!


Descubra esse Mundo

Cadastro de E-mail

Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:

Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br