Parmesão e montanhês: maturação que influencia no nome


De origem italiana, o parmesão é um dos vários queijos que apresentam textura granulosa. Por conta da baixa umidade, tem pasta dura e seca

De origem italiana, o parmesão é um dos vários queijos que apresentam textura granulosa. Por conta da baixa umidade, tem pasta dura e seca, e conta com sabor característico: salgado e com nota adocicada ao picante. É altamente recomendado na gastronomia para acompanhamentos de massas, molhos de tomate e panificação em geral. Sua maturação é de no mínimo 6 meses, mas em versões especiais pode ser de 2 a 4 anos.

O queijo montanhês tem maturação menor, de até 4 meses, responsável por algumas diferenças em relação ao queijo parmesão. Embora o processo de produção seja igual, esse queijo é originário do sul de Minas Gerais, produzido em larga escala na região da Serra da Mantiqueira, de onde surgiu seu nome. Sua textura é mais branda e o sabor ligeiramente mais suave que o parmesão. Pode ser consumido puro ou utilizado na culinária. 

Qual escolher?
Para quem não é muito fã dos queijos com sabor forte, o montanhês é um excelente substituto do parmesão. Isso porque para alguns, trata-se até do mesmo queijo, apenas em tipos diferentes: enquanto o montanhês tem maturação de 2 a 4 meses, o parmesão tem 6 a 18 meses e o parmesão premium pode maturar em média por 3 anos, sendo que o sabor se intensifica conforme o tempo. Enquanto o queijo parmesão é mais indicado para ser ralado, o tipo montanhês tem uma textura menos dura e áspera, que facilita o seu corte. O preço também é um dos fatores de diferença: o tipo montanhês costuma custar um pouco menos.

O queijo parmesão tem derretimento suave, precisando ser ralado fininho em temperatura ambiente para que atinja todo seu potencial, além de que ele derrete até certa temperatura e depois tende a adquirir um aspecto emborrachado. Por isso é comum em algumas receitas – como a lasanha, por exemplo – ele ser adicionado apenas nos últimos minutos de cozimento, para derreter pouco. Ainda assim, é possível misturá-los à queijos mais úmidos, como a muçarela, para facilitar o processo de derretimento. Ainda em dúvida? A Ipanema dispõe da versão fracionada do Queijo Parmesão e do Queijo Montanhês. Experimente já!

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!


* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 15 Marco 2019

Palavras Chave



Comentar

Comentários (1)

José Nilson Carlos de Carvalho comentou:

Produto de ótima qualidade. Maravilhoso!

Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.

Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.

#DescubraEsteMundo com a gente!


Descubra esse Mundo

Cadastro de E-mail

Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:

Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br