Conheça os festivais de queijos ao redor do mundo para você se deliciar


O verão é uma ótima época para degustar um dos símbolos da Holanda no Mercado de Queijos de Alkmaar, por exemplo!

Fala aí: tem coisa melhor que viajar? Tudo fica ainda mais gostoso quando unimos o prazer de conhecer novos lugares com a vontade de experimentar delícias. Para nós, Queijólatras Ipanema, que somos apaixonados por esse alimento, o que não falta é festival para devorar diversos tipos de queijos. Ficou animado? Então olha só esse texto e prepare já as malas e a barriga para aproveitar: (LEIA MAIS: Belas paisagens inspiraram a produção dos melhores queijos)

Holanda
O verão é uma ótima época para degustar um dos símbolos da Holanda no Mercado de Queijos de Alkmaar, o Kaasmarkt. Visitantes podem testemunhar o queijo sendo tradicionalmente comercializado da mesma maneira que nos séculos passados
O mercado é montado na Waagplein ("praça da pesagem") no início da manhã e os comerciantes ajeitam os cerca de 2.200 queijos (30 mil kg) de excelente qualidade que ficam à espera dos compradores. Visitantes podem aproveitar e passear pelo belo centro histórico da cidade, localizado a apenas meia hora de trem de Amsterdam.


Itália
A Itália é mesmo a terra dos queijos. Afinal de contas, tudo lá termina sempre em comida. Isso se reflete na quantidade de festivais destinados a esse produto. Em janeiro, os italianos celebram o Epiphany, cinco dias depois do ano novo. Nesse festival a moda é carregar queijos e presuntos para os reis magos. 
Já o Festival do Gorgonzola é uma festa tradicional que acontece a cada ano na cidade de Gorgonzola, perto de Milão. O pequeno centro da cidade fica repleto de barraquinhas, onde é possível  experimentar a grande variedade de pratos e petiscos feitos com esse queijo de sabor tão marcante. 

Em terras italianas também acontece o Queijo. Chama-se assim mesmo! Imagine um festival em que se reúnem os melhores queijos de todas as regiões do país. Acontece de dois em dois anos, na pequena cidade de Bra, no Piemonte.


Estados Unidos
Todos os anos, no meio de julho, amantes do queijo lotam Shelburne, em Vermont, para experimentar vinhos, cervejas, cidras, destilados, alimentos artesanais e, claro, queijos. Os fabricantes de queijo de todo o estado exibem cheddar, queijo de cabra e muito mais. O Festival inclui amostras, demonstrações de fabricação de queijo, passeios pela fazenda e oficinas de harmonização de queijos.


Reino Unido
Em Cooper's Hill, na Inglaterra, acontece anualmente uma corrida do queijo. O evento conhecido como The Cooper's Hill Cheese Rolling and Wake, nome que brinca com o fato dos participantes rolarem ao invés de correrem, não é igual a nenhum outro. A largada é dada após um convidado lançar do alto de uma colina uma peça redonda de Glócester, tradicional queijo inglês, para que os corredores o “alcancem”. O resultado é engraçado e um pouco perigoso. Como o terreno é completamente íngreme, alguns participantes se machucam. 

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!


* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 27 Setembro 2016


Comentar

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este post!

Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.

Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.

#DescubraEsteMundo com a gente!


Descubra esse Mundo

Cadastro de E-mail

Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:

Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br