Ame ou deixe-o: porque o gorgonzola é um queijo que levanta opiniões tão distintas?


Foi em Gorgonzola, nos arredores da província italiana de Milão, que nasceu o queijo que leva em seu nome a homenagem ao local de origem.

Foi em Gorgonzola, nos arredores da província italiana de Milão, que nasceu o queijo que leva em seu nome a homenagem ao local de origem. Embora não haja registros escritos que expliquem sua história, a tradição diz que o primeiro gorgonzola surgiu por descuido de um queijeiro amador que, ao perceber que havia esquecido de fazer o stracchino, um outro tipo de queijo, misturou o leite ordenhado na noite anterior com outra porção de leite fresco ainda quente. Da mistura inusitada, surgiu uma coalhada com bolhas de ar, onde se formaram os característicos fungos azulados. Possui textura semimacia e casca um pouco quebradiça.


Diferentemente dos queijos brancos e amarelos, que variam de tonalidade conforme o tempo de maturação, os família dos queijos azuis adquirem essa tonalidade graças ao fungo penicillium roqueforti, o mesmo que causa o bolor da maioria dos alimentos. É esse fungo azul-esverdeado que concede ao gorgonzola aquele tradicional cheiro marcante e sabor forte, que varia de levemente salgado ao picante. Essas características tanto agradam quanto contrariam alguns paladares mais tradicionais, fazendo com que seja difícil ficar num meio termo sobre ele: há quem ame e há quem odeie. Simples assim.
Vai bem com o quê?


O recomendado é que seja servido em temperatura ambiente ou pelo menos trinta minutos após sair da geladeira, para que seu sabor seja intensificado. Seu corte deve ser suave e em pedaços pequenos, feito com faca do tipo guilhotina ou o fio de arame fino (conhecido em inglês como wire cheese slicer), que consegue manter a estrutura do queijo, destacando o “marmorizado” de sua textura. Os italianos recomendam seu consumo com frutas frescas como pera e maçã ou castanhas, nozes e amêndoas. Vinhos tintos e adocicados em geral também cumprem bem o papel de “quebrar” a ardência comum do gorgonzola. Um pedaço do queijo com mel a gosto também é hábito após o jantar de muitos italianos.


Aqui no Brasil, no entanto, devido ao preço do gorgonzola ser um pouco acima dos outros queijos mais comuns, como o muçarela e o parmesão, seu uso tende a ser maior nas receitas elaboradas, em dias especiais para as famílias. E nem é preciso muita pesquisa pra perceber a flexibilidade do terceiro queijo mais consumido na Itália: vai bem na bruschetta, nas receitas agridoces e nos molhos, acompanhando carnes ou massas, ou ainda acrescentado à cremes, sopas e risotos, pois além de adicionar o sabor característico do queijo, ainda garante uma textura mais encorpada e toda especial aos seus pratos.
Seja qual for o seu tipo de queijo favorito, branco, amarelo ou azul, a Ipanema tem diversas opções para te agradar. Conheça já nossas linhas Dia a dia e Especiais e escolha já seu preferido!

Pate de gorgonzola

Ingredientes
·         200 gramas de queijo mofo azul Gorgonzola Ipanema
·         100 gramas azeitonas pretas picadas bem pequeno
·         2 colheres de sopa de Cream Cheese ou Creme de Ricota Ipanema
·         Azeite a gosto
·         1 pimenta dedo moça picadinha
·         Óregano a gosto


Modo de Preparo
1.      Amasse o queijo gorgonzola até que ele fique esfarelando
2.      Junte o crème escolhido e as azeitonas
3.      Misture bem até o ponto de patê acrescente a pimenta o azeite e o óregano
4.      Colocar em um pote fechado
5.      Conservar na geladeira

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!


* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos


Postado em 10 Maio 2019

Palavras Chave



Comentar

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este post!

Esse espaço é exclusivo para você que não abre mão de apreciar um bom queijo.

Aqui você vai encontrar matérias e dicas relacionadas a esse universo delicioso, tudo para tornar a degustação do seu queijo mais saborosa e com muito mais conteúdo.

#DescubraEsteMundo com a gente!


Descubra esse Mundo

Cadastro de E-mail

Inscreva aqui seu e-mail e
descubra este Mundo:

Atendimento ao consumidor Queijos Ipanema
Tel: 11 3787-2300
atendimento@queijosipanema.com.br